O Dia do Estagiário, comemorado em 18 de agosto, foi de grande festa em Rio Branco. Na data, o Instituto Euvaldo Lodi - IEL/AC promoveu, na sede da Casa da Indústria, o 2º Workshop para Estagiários – Oficina de Talentos, que teve como tema empreendedorismo. Na ocasião, também foi entregue o Prêmio IEL de Estágio.
Na abertura do evento, o superintendente do IEL/AC e da FIEAC, Jorge Luiz Araújo Vila Nova, fez uma breve explanação sobre a história de fundação do SESI, do SENAI e do IEL no Brasil e no Acre, e demonstrou, baseado em números, a importância dessas instituições para o desenvolvimento do país.
“É um complexo que tem uma capilaridade como nenhum outro e que chega a todos os locais do país levando educação profissional, básica e empresarial para tornar o Brasil cada vez mais competitivo. E neste Dia do Estagiário, esse prêmio IEL é essencial para reconhecer as boas práticas de estágio. Estamos em uma missão árdua para fazer com que essa premiação cresça em número de participantes e por isso peço apoio de todos vocês para que sejam agentes de divulgação do trabalho do IEL”, destacou Jorge Luiz.
O superintendente parabenizou todos os estagiários presentes e desejou sucesso em suas carreiras. “Que vocês tenham sempre no Sistema FIEAC uma referência para buscar conhecimento e qualificação, por meio do IEL, SESI e SENAI. Aproveitamos para agradecer o apoio das instituições de ensino, dos coordenadores de estágio e dos parceiros que contratam o Instituto Euvaldo Lodi para intermediar estágios”, acrescentou.
O grande vencedor do Prêmio IEL de Estágio foi José Francisco Jardim, estudante do curso de Sistemas do Instituto Federal do Acre (Ifac). Estagiário da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) cedido à OCA, o estudante desenvolveu o projeto Fale, um aplicativo que monitora a satisfação dos atendimentos na Organização de Centrais de Atendimento.
“É o reconhecimento de um trabalho árduo e estou muito feliz com essa premiação. Entendo que isso irá enriquecer bastante meu currículo. Inclusive pretendo usar esse projeto para um artigo científico e também para o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”, declarou José Jardim, cujo projeto desenvolvido concorrerá com os vencedores de outros Estados na premiação nacional do IEL.
Após a entrega do prêmio, a administradora Simone Casas, especialista em Marketing, realizou workshop para os estagiários com tema voltado ao empreendedorismo. Na palestra, ela abordou que o empreendedorismo é a “vibe do momento no mundo”.
“O mais bacana é que essa geração moderna traz o novo, quebra paradigmas e deslancha com os novos modelos de negócios. Por isso estamos enfatizando essa questão de desenvolver essa nova mentalidade dentro das empresas. O IEL está de parabéns em trazer e estimular isso por meio da vida dos estagiários, que são o futuro do Acre e do Brasil. É a partir do exemplo deles que vejo o empreendedorismo transbordar em nosso Estado”, assinalou Casas.
As atividades comemorativas ao Dia do Estagiário foram encerradas com uma confraternização durante um coffe break na sede da Casa da Indústria.