Empresas, institutos e órgãos de governo podem apresentar seus desafios de inovação. Inova Talentos faz a seleção dos profissionais adequados para o projeto, que atuam como bolsistas
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram nesta segunda-feira (23) nova chamada pública para o Programa Inova Talentos. O edital é voltado para empresas, institutos de ciência e tecnologia (ICTs), órgãos de governo e entidades do terceiro setor interessados em contar com bolsistas para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Os projetos poderão ser apresentados a partir do dia 7 de outubro, no site do programa.
Ao longo de três anos, a chamada permanecerá aberta em fluxo contínuo para interessados em contar com a parceria do Inova Talentos em projetos de PD&I. As empresas aprovadas receberão bolsistas selecionados e capacitados pelo IEL, que levará em conta o perfil de cada projeto no momento da escolha do talento. O programa é voltado para universitários, graduados, mestres e doutores.
“Além dos resultados econômicos e financeiros, em função do lançamento de produtos inovadores e melhorias de processos, o Programa tem favorecido a ampliação da cultura de inovação nas organizações”, afirma o superintendente Nacional do IEL, Eduardo Vaz.
Apesar dos recentes contingenciamentos de recursos do governo federal, as bolsas do CNPq destinadas ao Inova Talentos não serão atingidas, uma vez que o programa é financiado por recursos de empresas da iniciativa privada.
CONTRATAÇÕES – No último dia 2 de agosto, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, comunicou a renovação, até 2024, do acordo com o CNPq para o programa Inova Talentos. O programa acumula resultados expressivos no desenvolvimento de projetos de inovação, com apoio de jovens talentos, em 26 unidades da Federação.
Desde 2013, quando foi criado, o Inova Talentos já atendeu 635 empresas e aprovou 987 projetos, dos quais 754 finalizados e 233 em execução, além de 1.756 bolsas concedidas. No total, 60% dos bolsistas participantes dos projetos foram contratados pelas empresas.
INOVA TALENTOS – O programa incentiva a indústria e universidades a transformarem pesquisas em negócios, produtos e serviços. Cabe ao IEL conduzir o processo de recrutamento e seleção de potenciais candidatos que são encaminhados para o processo de seleção nas empresas e/ou instituições participantes do Programa.
Em um primeiro momento, o programa seleciona projetos de inovação das empresas e institutos interessados em receber profissionais. A segunda fase consiste na seleção de bolsistas para acompanhar e desenvolver, durante um ano, o projeto de inovação aprovado pelo programa.