OBJETIVOS
Sensibilizar empresários e profissionais sobre a importância da prospecção de mercados na estratégia de internacionalização. Trabalhar competências e discutir pontos-de-vista sobre Negociações Internacionais. Apresentar os principais conceitos e ferramentas. Contextualizar o aprendizado, por meio de casos e vivências.
SOBRE O INSTRUTOR
Ana Vitória Alkmim - Sócia da Pangea Aproximando ideias.
Mestre em Marketing Internacional pela Universidad de Girona (Espanha), MBA em Gestão de Negócios em Contexto Empreendedor e Comunicóloga. Facilitadora do Módulo Marketing Internacional do Programa INSERI, possui mais de quinze anos de experiência como consultora e instrutora nas áreas de Marketing Doméstico e Global. É Professora Convidada do Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da Fundação Dom Cabral e membro do Conselho de Relações Internacionais da Associação Comercial de Minas Gerais. Foi gestora de projetos e supervisora da Unidade de Inteligência da Apex-Brasil e atua no Planejamento Estratégico dos Projetos setoriais de Produção Audiovisual (ABPI-TV), Produção Publicitária (APRO) Exportação de Conteúdo Editorial (CBL), Exportação de Máquinas, Insumos e Equipamentos para Fabricação de sorvetes (ABIMAIS), Eletroeletrônicos (SINAEES) e outros. E consultora e instrutora, nas áreas de estratégia inteligência de mercados e internacionalização, de entidades como SOFTEX (Associação para Promoção da Excelência do software Brasileiro) FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais, SEBRAE Nacional e P4R Governo da Espanha). Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4248529833270160
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Buscando novos mercados
a. Vantagens do comércio exterior
b. Mudanças no mercado
c. Ambiente global
2. Estou pronto para internacionalizar?
a. Análise da empresa - Forças e Fraquezas
I. Gestão, capacidade produtiva, capacidade financeira e pessoas
3. Prospecção e seleção de mercados
a. Processo de inteligência
b. Pesquisa de mercado - Etapas
I. Pesquisa de gabinete - Fontes
II. Pesquisa de campo
c. Análise de mercado e decisões
I. Oportunidades e ameaças
II. Logística internacional
III. Modalidades de pagamento
IV. INCOTERMS
V. SWOT-FOFA.
VI. Adaptações de produto, preço, distribuição e comunicação
4. Negociações internacionais
a. Peculiaridades das negociações internacionais
b. Choque cultural
c. Diferenças culturais / Impacto da Cultura nas Negociações
d. Pós-negociação
e. Meios tradicionais de negociação
I. Feiras internacionais
I. Rodadas de negócios
III. Missões
f. Contato direto
5. A importância da Comunicação
6. Modelo Harvard de Negociação
Carga Horária:
08 horas (Das 08:00h até às 18:00h - intervalo para almoço)
Data: 25 de abril de 2017
Inscrições até 13 de abril de 2017
Valor: R$ 100 (cem reais) c/ desconto de 20% para empresas sindicalizadas e Estudantes Universitários
Mais Informações
(68) 3212-4296 / 3212-4273 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.