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    Cursos de Curta Duração

    Curso presencial - Fase preparatória da licitação com orientações da nova Lei Nº 14.133/2021

    curso de licitacoes1. OBJETIVO GERAL

    1.1 Capacitar os interessados ligados direta ou indiretamente a área de compras, licitações e contratos, fortalecendo no exercício de suas atribuições, buscando as melhores práticas, em consonância com a observância aos princípios e normas legais, verificando formas de aperfeiçoar os procedimentos usuais e praticá-los, e ainda, instigar o aprofundamento do assunto.

    2. PÚBLICO ALVO

    Servidores públicos e outros participantes da comunidade em geral interessados na área

    2.1 Agentes públicos que atuam na área de compras, setores requisitantes, gestores e fiscais de contratos, controladores internos, assessores jurídicos, membros da CPL e todos os envolvidos direta ou indiretamente nos procedimentos de licitações e contratos administrativos, que buscam conhecimento das premissas que norteiam as contratações públicas.

    3. METODOLOGIA:

    3.1 O curso será apresentado através de aulas expositivas, na modalidade presencial, e será disponibilizado ao Setor de Capacitação do IEL/AC, o material didático em PDF (apostila) com antecedência de 7 dias úteis, para reprodução em formato de apostila, para que seja disponibilizado aos participantes do curso.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    1. O PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO E A FASE PREPARATÓRIA

    - Principais normas que permeiam as licitações e contratos administrativos:

    - Importância, objetivos e legislação aplicável;

    - A nova Lei 14.133/2021: Dever de Licitar;

    -Quem está vinculado à nova Lei e quando ela entra vigor?

    - Quais leis serão alteradas e revogadas? 

    - Qual o prazo para utilização das Leis atuais (8.666/93, 10.520) até a adaptação da nova Lei (14.133/2021)?

    - Aplicação concomitante do regime da Lei nº 8.666/1993 ou da nova Lei - Como proceder e escolher?

    - Princípios aplicáveis às compras públicas - Lei n. 14.133/2021

    - O planejamento das compras públicas:

    - Importância e objetivo;

    - Riscos de NÃO fazer o PLANEJAMENTO DAS COMPRAS PÚBLICAS;

    - Como iniciar o planejamento;

    - Jurisprudências (TCU) acerca do planejamento

    - A instrução do processo licitatório:

    - Objetivo; Sequência lógica;

    - A fase preparatória do procedimento licitatório

    - Onde ocorrem as maiores falhas nas fases: Interna, externa e execução contratual;

    - O risco das especificações impróprias;

    - O ETP - Estudo Técnico Preliminar:

    - Conceito e importância;

    - Exigência legal;

    - Elementos do ETP;

    - Quando utilizar o ETP?

    - Compra ou Locação de Bens? O que considerar no ETP?

    - O TDR - Termo de Referência:

    - Conceito e importância;

    - Principais funções do TDR

    - Quando usar o Termo de Referência ou o Projeto Básico;

    - Quem é responsável pela elaboração do TDR?

    - Sua estrutura e principais elementos:

    - Justificativa da necessidade de contratação/legitimidade da Administração;

    - Definição do objeto;

    - Quantitativo do objeto – cuidados com a real demanda do órgão;

    - Indicação de marca – vedação legal; Prova de Qualidade e Padronização;

    - Excepcionalidades para indicar a marca. Em que situações posso indicar a marca? – cuidados;

    - Exigência de Amostras

    - Atendimento aos princípios: Padronização, parcelamento (viabilidade de divisão do objeto, peculiaridades do mercado, economia de escala);

    - Objeto – itens ou lote? Atenção para as recomendações do TCU;

    - Indicação de prazos e local de execução do objeto – cuidados;

    - Recebimento provisório e definitivo do objeto;

    - Cuidados no TDR ao especificar serviços:

    - Garantia Contratual, quando exigidas – cuidados e limites percentuais:

    - Garantia do produto ou serviço;

    - Adequação orçamentária (Obediência a Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF);

    - Obrigações da contratada e do contratante (espelho da minuta do contrato);

    - Subcontratação;

    - Quando utilizar o Termo de Referência na Dispensa ou Inexigibilidade;

    - Definições dos Bens e serviços comuns e especiais – o que diz a nova Lei n. 14.133/2021?

    2. PESQUISA DE PREÇOS E DISPENSA DA LICITAÇÃO

    • Pesquisa de Preços à luz da nova lei (Lei n. 14.133/2021):

    - Normas que obrigam a pesquisa de Preços;

    - A importância da Pesquisa de Preços para os órgãos de controle;

    - As principais funções da Pesquisa de Preços;

    - Referências de preços para fins comparativos;

    - As diversas formas e fontes de pesquisa;

    - Principais erros na realização da pesquisa de mercado;

    - Decisões e recomendações do TCU acerca da Pesquisa de Preços;

    - Licitantes também respondem por preços superestimados;

    - A Pesquisa de Preços com base nas orientações das novas IN nº 73/2020 e IN nº 65/2021  – parâmetros, critérios, metodologia e excepcionalidades.

    • Da Dispensa de Licitação: 

    -  Da contratação direta por valor

    - As possibilidades da Dispensa em face da nova Lei nº 14.133/2021;

    - Os limites da dispensa por valor – aferição dos valores;

    - O que diz a nova lei sobre os cuidados e implicações do fracionamento;

    - As hipóteses da dispensa quando a licitação for fracassada ou deserta;

    - os casos de emergência ou de calamidade pública; 

    - Do processo da contratação direta – rito da Nova Lei;

    - Recomendações e Jurisprudências do TCU relacionada a contratação direta;

    - Dispensa Emergencial – cuidados.

    .  Da Inexigibilidade de Licitação

    - Cuidados e forma de instruir o processo;

    - Da contratação dos seguintes serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual entre outros.

    3. AS LICITAÇÕES PELO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (SRP)

    • SRP – Sistema de Registro de Preços (Adesões);

    - Conceito e legislação aplicável;

    - Bens e serviços comuns / serviços especiais;

    - As características básicas do SRP;

    - Quanto adotar ou não o SRP;

    - Ata de Registro de Preços;

    - Sou obrigado a publicar a Ata de RP?

    - Menor preço ou maior percentual de desconto;

    - Quantitativo no SRP;

    - É possível serviços continuados por meio de SRP?

    - Condições a serem observadas após a homologação;

    - Quais as modalidades que posso utilizar o SRP;

    - Quando posso executar pela ATA ou sou obrigado a formalizar o contrato?;

    - Vigência da ata;

           - Posso formalizar um único contrato do quantitativo total da Ata? Quais as consequências?

    - Os contratos decorrentes da Ata devem obedecer a sua vigência?;

    - O instrumento da “carona” – procedimentos, limites, cuidados e restrições trazidas pelo Novo Decreto  Federal nº  9.488/2018;

    - Compromisso de fornecimento;

    - Competências do Órgão Gerenciador e do Participante;

    - Atores do SRP;

    - Restrições do carona – quem pode aderir;

    - Pesquisa de Preços na adesão;

    - Vantagens na adesão para a CONTRATADA e CONTRATANTE;

    - Revisão e extinção do SRP;

    - Principais alterações do Decreto Federal n° 7.892/2013 alterado pelo nº 9.488/2018;

    - Adesão por lote – cuidados e restrições;

    - O SRP na nova lei – Procedimentos Auxiliares;

    -  Rito do processo de adesão (carona).

    4. A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

    • Conceito e aspectos fundamentais do contrato administrativo;
    • Principais princípios que norteiam os contratos administrativos;
    • Prerrogativas em relação aos particulares;
    • Formalização dos contratos administrativos;
    • Cláusulas principais;
    • Cláusulas exorbitantes;
    • Validade, prazo e vigência;
    • Convocando o fornecedor para assinar o contrato;
    • Garantia de Assistência Técnica (Obrigações Futuras);
    • Garantias de execução contratual – quando aplicar
    • Modalidades e percentuais aplicados na garantia contratual;
    • Acréscimos e Supressões contratuais – limites e cuidados;
    • Vigência dos contratos administrativos x créditos orçamentários;
    • Termos aditivos – motivação e condições para prorrogação;
    • Reequilíbrio Econômico Financeiro dos contratos – Revisão/Reajuste/Repactuação;
    • Contratos de natureza continuada – vigência e limites;
    • Rescisão contratual;
    • Extinção do contrato administrativo;
    • Sanções.
    • Gestão e Fiscalização dos contratos administrativos;
    • Exigência constitucional e legal da gestão dos contratos;
    • Cooperação e Integração entre os envolvidos na execução contratual;
    • Jurisprudências – TCU e TCE/AC acerca da fiscalização do contrato;
    • \Atribuições do gestor do Contrato;
    • Atribuições do Fiscal do Contrato;
    • Da necessidade do gestor e fiscal obterem conhecimento do objeto do contrato;
    • Perfil do gestor e fiscal;
    • Responsabilidade subsidiária na fiscalização;
    • Designação formal do gestor e fiscal do contrato;
    • Publicação dos atos que envolvem o contrato administrativo;
    • Condições do trabalho do gestor e fiscal – necessidade de capacitação constante;
    • Posso designar mais de um fiscal para um único contrato?
    • FALHAS RELACIONADAS A EXECUÇÃO E GESTÃO CONTRATUAL
    • O que o fiscal NÃO deve fazer;
    • Falhas mais comuns na gestão e fiscalização do contrato;
    • Irregularidade fiscal da contratada x retenção de pagamento – o que o fiscal deve fazer?;
    • Recusa em ser gestor ou fiscal de contrato – em que situações;
    • A terceirização do fiscal do contrato – hipótese permitida e os cuidados.

    PALESTRANTE: ADM. ANA CRISTINA F. DE ARAÚJO 

     Formação Acadêmica: 

    . Especialista em Licitações e Contratos Administrativos; 

    . Pós-Graduada em Gestão Pública; 

    . Pós Graduada em Didática e Docência do Ensino Superior;

    . Pós Graduada em Ensino a Distância; 

    . Graduada em Administração de Empresas.

     


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